Como gerenciar uma pequena marcenaria.

By 21 de fevereiro de 2020 No Comments

Um marceneiro que sonha empreender sabe que abrir o próprio negócio não é nada fácil, mas que, quando consegue, é gratificante. Para isso, é necessário entender que gerenciar uma pequena empresa vai além do que se sabe de marcenaria. É preciso conhecer metodologias que irão ajudar na organização dos processos produtivos e técnicas de administração para melhorar a eficácia operacional do seu negócio. Para te auxiliar nessa etapa, separamos algumas dicas pra você empreender com sucesso.

Gerenciar Marcenaria

Elaborar Projetos

Quase todos projetos se iniciam no computador. É importante contar com um profissional qualificado que tenha informações e saiba usar as ferramentas para arquitetar um móvel sob medida. Para evitar desperdícios e retrabalho, apresente seu projeto ao cliente com antecedência. No contrato, adicione uma cláusula que, se aprovado a versão final, não será possível fazer alterações.

Decisões

As decisões associadas ao projeto, devem ser feitas com o cliente no momento da venda. Compreenda que a sua marcenaria tem uma sequência de produção e quaisquer alterações irá causar prejuízo de mão de obra e financeiros, além de prejudicar o tempo de entrega. Uma dica é, jamais modifique o trabalho depois que ele foi enviado para a produção. Assim, você aumenta o rendimento da sua empresa.

Informe o custo corretamente

Para que você, marceneiro, repasse o preço ao seu cliente de forma justa e que ao mesmo tempo gere lucro para a sua empresa, é essencial saber os valores do custo da sua produção, como: matéria-prima, montagem, fabricação, mão de obra e desgaste dos maquinários. Estes são alguns itens que irão te ajudar a analisar a quantia a ser paga sobre o seu trabalho.

Gestão

Tenha colaboradores e separe as atividades entre eles, de modo que a empresa funcione sem você. Ex: A criação do projeto fica na responsabilidade do projetista.
A tecnologia é uma ótima aliada e irá facilitar o dia a dia, principalmente quando se usa softwares de gestão.

Com pequenos passos é que se move o mundo, por isso, seguindo as dicas a cima, você consegue trazer muitos benefícios para o seu negócio. Além disso, é preciso trabalhar com matéria-prima de excelência. Neste caso, a Voltarelli é especialista. Vem pra cá e confira nossas opções, temos variedades em materiais para a realização do seu projeto.

Orçamentos? Entre em contato