Você já viu decoração com nichos? Esses móveis são super versáteis e ficam bem em praticamente qualquer ambiente da casa! Continue lendo e descubra algumas das possibilidades de utilização e combinações deste móvel que une beleza e praticidade, trazendo charme e organização.
Mas pra começar, você sabe de onde vêm os nichos? Eles têm origem religiosa! Antigamente era comum cavar pequenos buracos na parede para colocar imagem de santinhos, criando pequenos altares embutidos. Geralmente eram buracos redondos ou quadrados. Hoje em dia, esses nichos foram adaptados e transformados em item de decoração para os ambientes internos e perderam o propósito unicamente religioso.
Os nichos atuais são perfeitos para ser utilizados em qualquer ambiente. Em diversos formatos, redondos, quadrados, retangulares, triangulares e diversos outros. Sua variedade de formatos permite a utilização na sala, quarto, cozinha, banheiro, Home Office. Tudo depende da sua imaginação. Além disso, existem nichos de praticamente qualquer tipo de material, como plástico, acrílico, metal, cimento, cerâmica e MDF. Sendo que os últimos permitem alto nível de personalização, pois podem ser combinados com cores diferentes entre si ou decorados com papel adesivo, por exemplo. Você pode comprar os nichos feitos de MDF cru para personalizar em casa, manualmente ou levar ao seu marceneiro de confiança e lhe passar a orientação sobre como deseja seus nichos.
Diferente da antiga tradição de apenas “esconder” os objetos dentro de armários e gavetas, os nichos são vazados e valorizam os objetos que são colocados sobre eles. Sendo assim, eles servem como excelente elemento decorativo para seu ambiente. Livros, revistas, vasos, velas, pequenas esculturas ou plantas que não exigem grandes cuidados como cactos, suculentas ou pequenas flores como a violeta resultam em lindas combinações. Além da função decorativa, é claro que os nichos são ótimos para oferecer praticidade para o dia a dia, deixando ao alcance das mãos os objetos de uso diário. Na cozinha, por exemplo, eles podem comportar potes com temperos ou pequenos eletrodomésticos, substituindo os antigos armários.
Outra possibilidade de utilização dos nichos é para ampliar espaços: ao colocar seus nichos nas paredes, aproveita ao máximo a verticalidade e favorece ambientes pequenos. Os módulos podem ser separados, de tamanhos iguais ou não e permitem uma infinidade de combinações na sua parede. Porém, os nichos também vão super bem apoiados no chão. Quando chegam até o teto podem ser utilizados para separar ambientes, substituindo paredes.
No quarto, você pode usar seus nichos para colocação de objetos pessoais, como sapatos, bolsas, cosméticos, perfumes. Já no quarto de bebês ou crianças, ele serve para colocação de bichos de pelúcia, brinquedos ou itens de higiene da criança, criando um ambiente mais lúdico.
Outra vantagem dos nichos é a melhora na decoração que eles promovem, pois aproveitam espaços vazios e preenchem com beleza por um preço bem mais acessível do que prateleiras ou estantes comuns. Gostou das sugestões? Conta pra gente o que achou!