Os móveis sob medida são a essência da marcenaria, são eles que chamam a atenção do consumidor e que leva a uma compra, seja ela pela funcionalidade ou até mesmo pela beleza. No entanto, hoje em dia é preciso investir não apenas em mão de obra qualificada para criação de móveis, mas também em estratégias na área comercial para conseguir captar novos clientes.
Não é de hoje que o aumento dos profissionais no ramo da marcenaria tem crescido, exigindo dos marceneiros técnicas de inovação para se destacar no mercado e conseguir fechar ainda mais vendas. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você sair na frente da concorrência e aumentar as vendas da sua marcenaria. Anota aí:
Capacitação
Seja você ou uma equipe comercial que realiza as vendas, é necessário que seja o mais capacitado possível. Mas calma! É tudo questão de aprendizado. A capacitação pode ser obtida através de sugestões, palestras ou treinamentos. Também é importante que o comercial conheça todo o processo de produção, assim facilita na hora de tratar com o cliente e fechar a venda de um projeto.
Além disso, você também pode diferenciar a sua marcenaria, tornando-se especialista em um determinado segmento do ramo, dando a sua empresa uma vantagem competitiva que acaba sendo vista como a melhor escolha pelos clientes para solucionar determinado problema.
Necessidades ativadas
Aqui o que mais conta é um interesse genuíno em melhorar a rotina do cliente. É bem simples e funciona assim: Quando você vai na casa ou escritório do consumidor fazer uma manutenção ou entregar um projeto, este é o momento de você ativar as necessidades do seu cliente sugerindo novas peças que irão facilitar o dia a dia dele, tornando o ambiente mais prático e funcional.
Mas cuidado para não ser invasivo, a ideia aqui é identificar o problema do cliente e oferecer uma solução, sem aparentar querer vender um produto.
Publicidade alternativa
Jornais, revistas, anúncios e redes sociais são ótimas formas de divulgar a sua empresa e os seus produtos. Mas além desses meios eficientes, existem outras maneiras de divulgar os seus móveis e aumentar as suas vendas.
Então que tal firmar parcerias com algumas lojas e expor as suas peças nesses ambientes? Diferente dos estabelecimentos convencionais, a marcenaria não possui vitrines, por isso, fazer parcerias ou exibir os seus móveis em showrooms de construtoras também gera um ótimo resultado.
Além disso, você também pode montar móveis em lojas e pedir para essas empresas divulgarem o seu negócio. Essa técnica pode atrair donos de outras marcas e também clientes para a sua marcenaria.
Cumpra prazos.
Causar atrasos na entrega dos projetos pode levar uma má fama para o seu negócio, fazendo com que você perca seus atuais clientes e até mesmo possíveis compradores, afinal, o “boca a boca” é a maior propaganda.
Sendo assim, seja honesto com o cliente na hora de elaborar o seu projeto, dê prazos reais transformando a pontualidade em um diferencial para a sua empresa.
Proatividade
Outra dica é ser proativo no atendimento da pessoa que já é cliente. Se antecipe em relação às suas necessidades, mande mensagem no whatsapp ou um e-mail perguntando se precisa de um serviço de manutenção ou revisão do móvel.
É possível também promover ações sugerindo a compra de produtos personalizados e inovadores, além de promoções, tudo que atende a necessidade dos seus clientes.
Agora é só colocar em prática e ver as suas vendas aumentarem. Por fim, mostre interesse na opinião dos seus clientes e faça uma avaliação perguntando sobre o seu trabalho, para aqueles que derem um bom resultado, peça para indicarem a sua marcenaria a outras pessoas. Essa é uma ótima maneira de conseguir novos consumidores e aumentar as vendas.
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