Tocar o próprio negócio é um desafio para muitos marceneiros. Como qualquer outra empresa, o setor moveleiro também procura crescer a sua rentabilidade e obter o sucesso da sua organização. Mas, além do empreendedor lidar com clientes, gerenciar equipes e controlar o fluxo de caixa, também tem que pensar em estratégias e algumas mudanças para tornar a marcenaria mais lucrativa e eficiente. Pensando nisso, separamos algumas dicas para você ter um bom desempenho da sua empresa, olha só:
Aposte nas redes sociais
Divulgar os seus móveis nas redes sociais pode trazer um público novo e interessado para a sua marcenaria. As vendas pela internet estão cada vez mais consolidadas no mercado consumidor, valendo a pena investir neste meio tanto em redes sociais quanto em e-commerce.
Através da internet, você irá se relacionar com potenciais clientes, aumentar a abrangência da sua empresa, identificar oportunidades de venda, além de divulgar parcerias com arquitetos e designers. Nas redes sociais, dê preferência para criar um perfil profissional para o seu negócio.
Relacionamento com o consumidor
Outro ponto importante para o sucesso da sua marcenaria é tomar decisões junto ao cliente. Qualquer deliberação deve ser conversada na hora da venda antes mesmo da fabricação do projeto, pois este é o momento que discute qual o resultado desejado, sendo assim, qualquer mudança deve ser informada ao consumidor.
Uma maneira de evitar alterações que podem atrasar a produção, é deixar o cliente a par de tudo, isso trará mais confiança, segurança, e fidelização do comprador.
Você também pode incentivar os clientes a conhecerem seus produtos novos, através de pré-lançamento exclusivo, ofertas especiais, brindes ou descontos.
Tenha uma gestão eficiente
Uma boa gestão é a melhor maneira de cortar custos e aumentar o lucro da sua empresa. Corte etapas, reorganize processos e espaços de trabalhos físicos, tudo isso irá melhorar o aproveitamento de matéria prima, mão de obra, além de aumentar a produtividade.
Tire atividades que não agregam valor à empresa ou ao cliente. Caso seja uma marcenaria de grande porte, faça com que ela funcione sem você, delegando as atividades aos seus colaboradores.
Ou seja, investir em uma boa gestão é uma forma de enxergar novas possibilidades e entender a realidade da sua marcenaria.
Seja justo no preço
Para você, amigo marceneiro, precificar o seu trabalho de forma correta é preciso saber quanto custa todo o processo de produção, por exemplo: quanto será gasto com matéria-prima e mão de obra, desgaste dos maquinários, custo de fabricação etc.
Sabendo o seu custo de produção, tenha uma margem de lucro para o seu projeto. Faça isso antes de passar o valor ao cliente. Com todas essas informações em mãos você consegue precificar melhor o seu trabalho, além de ter argumentos para justificar o seu preço ao consumidor.
Ofereça projetos mais personalizados
Outra dica é investir em projetos personalizados, com móveis mais modernos, que possuem tecnologias embutidas, como: luz LED, portas USB e outros. Outra maneira também é oferecer produtos sustentáveis, que colaboram com o meio ambiente. Mobílias funcionais, práticas e que ocupem menos espaço são ótimas opções.
Para o sucesso da sua marcenaria, a tecnologia é um ótimo investimento, auxiliando na gestão, na elaboração de projetos, na precificação e na divulgação do seu trabalho.
Agora, é só se adaptar e ir rumo ao sucesso e a evolução da sua marcenaria.
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