Os móveis planejados esbanjam design e funcionalidade para os ambientes e estão cada vez mais presentes na vida dos consumidores. Mas na hora de realizar um projeto, é preciso conhecer os diferentes modelos de madeira para a fabricação do móvel, sendo os mais usados: o MDF e o Compensado.
Para acertar na escolha do material, é preciso analisar com atenção todos os detalhes para atender a necessidade do projeto. Separamos algumas informações que vão te ajudar nessa escolha:
MDF (Fibra de madeira de densidade média)
O MDF é mais versátil, utilizado com frequência em decorações e artesanatos, também oferece diversas possibilidades de criação para os marceneiros. Esse material é formado por fibras de madeira resinadas e prensadas sob altas temperaturas, resultando em placas maciças e bem uniformes, com ótima durabilidade e acabamento. Além disso, pelo seu processo de fabricação, o MDF se torna menos atraente para cupins, porém, não são indicados para ambientes externos sujeitos a umidade por muito tempo.
Compensado
O compensado é formado por lâminas de madeira sobrepostas coladas sob pressão. Esse material é resistente a rachaduras, ao encolhimento, à torção, e possui alto nível de força. É prático e pode ser utilizado em diversos tipos de ambientes. Por serem feitos da colagem de lâminas de madeira, existem diversos modelos de compensado, com diferentes processos de industrialização, sendo eles: laminados, naval, antiderrapante, entre outros. O compensado pode ser usado para revestir paredes, montar móveis, fazer nichos e prateleiras.
Cada material cumpre o seu papel e são excelentes quando aplicados de forma correta.
Agora ficou mais fácil escolher qual modelo usar no seu projeto. Antes de iniciar a produção, passe na Voltarelli, aqui você encontra matéria prima de qualidade, desenvolvida com tecnologia de ponta para sua marcenaria, ou, clique aqui para falar com os nossos colaboradores.