DIFERENÇAS ENTRE O MDF DE PINUS E O MDF DE EUCALIPTO

Olá, amigo marceneiro.
Se você tem o mínimo de conhecimento na oficina, já deve conhecer o processo de fabricação das placas de MDF. Afinal, o MDF é uma das principais matérias primas de nosso ofício.

Como é feito o MDF?
Basicamente, para produzir o MDF, são selecionadas fibras de madeira pinus ou eucalipto. Feito isso, as fibras são coladas com resina num processo que envolve muita pressão e muito calor. E é isso que garante a resistência e densidade do material. Até parece simples, mas não é.

Qual a diferença entre MDF de Pinus e MDF de Eucalipto.
Desculpa a redundância, mas vamos começar pelo começo. As fibras de pinus são mais longas. As de eucalipto são mais curtas e conferem melhor estabilidade para peças mais longas. Irônico, né?

Outro ponto, o eucalipto é mais duro e pesado. Pode exigir mais das ferramentas de sua oficina. Por outro lado, o MDF de pinus pode apresentar algumas imperfeições e até farpas. Coisa rara de se ver no MDF de eucalipto. Mais liso e bem-acabado.

Mas calma lá. O MDF de Pinus tem um trunfo. Em comparação com o MDF de Eucalipto, ele é mais resistente às variações de temperatura e também ajuda a evitar cupins e outros insetos nocivos ao móvel.

Vai pintar? O MDF de Pinus, por ser mais claro, exige menos demãos de tinta. Entretanto, quando o assunto é fixação, os painéis de eucalipto possibilitam furos mais “perfeitos”, com menos riscos de quebra.

E era isso. Conta pra gente, qual dos dois tipos de MDF é o seu favorito na oficina: MDF de Pinus ou MDF de eucalipto?