MDF de cara nova: do preparo à pintura

Como anda seu móvel MDF? Se está meio desbotado e sem vida, este é o momento ideal para dar uma repaginada na mobília. Além da personalização do objeto, pintar o MDF também contribui para evitar umidade, fungos e o acúmulo de poeira sob o móvel. Para isso, alguns passos devem ser seguidos no momento de preparar a peça. Conheça os procedimentos e deixe seu móvel de cara nova!

Preparação: Antes da pintura remova os acessórios, a peça deve ser lixada em todas as extremidades e de maneira uniforme. Para isso, utilize uma lixa fina e adequada para madeira ou uma lixadeira elétrica. Esse procedimento contribui para melhor aderência da tinta na peça e previne falhas na superfície da madeira. Em seguida, com um pano limpo e seco, remova toda a sujeira do móvel.
Selando o MDF: Passe uma camada de selador para madeira, se o acabamento for em verniz, ou primer para finalizações de tinta óleo ou esmaltada. Após a secagem, lixe levemente antes da próxima aplicação e limpe novamente a peça, removendo toda a poeira. Caso haja necessidade de reparar ou nivelar a peça, aplique uma massa corretora apropriada para madeira com o auxílio de uma espátula.
Aplicação da tinta: O tipo de tinta pode variar de acordo com o lugar onde a peça irá ficar. Em ambientes internos pode-se usar tinta acrílica, spray, PVA entre outras. Já ambientes externos e úmidos, opte pela tinta óleo ou esmaltadas. Prepare a coloração seguindo as instruções do fabricante, se for preciso diluir em água procure dosar as medidas corretamente, aguarde o tempo de secagem entre as aplicações e finalize com verniz.

Agora que você conhece os passos para realizar a pintura do seu MDF, mãos à obra? Mas, se por acaso o móvel já não tenha salvação encontre a solução aqui, na Voltarelli. Disponibilizamos além do MDF, todo material para confecção e acabamento do seu móvel. Peça já um orçamento.