Com a correria do dia a dia da marcenaria, muitos marceneiros deixam de calcular as perdas de materiais e os painéis de MDF são uns dos itens principais desse desperdício.
Mesmo com um plano de corte eficiente, sabemos que a realidade da marcenaria é muito diferente, essas ferramentas auxiliam muito na produção e ajudam a evitar o desperdício de materiais, mas mesmo assim, sempre sobram algumas partes do painel que, além de gerarem grandes volumes de resíduos, muitas vezes, quando não armazenados de maneira correta, o material acaba perdendo a utilidade.
E pensando nisso, separamos algumas dicas para você, amigo marceneiro. Confira abaixo:
Faça mais, com menos recurso
Como é possível fazer mais com menos? Aqui nós te explicamos!
O reaproveitamento das sobras das placas de MDF podem te ajudar com pequenas produções, como a confecção de pequenos móveis, por exemplo, tanto sob encomenda quanto itens que você pode manter a pronta-entrega para render um extra para a marcenaria.
Está sem ideia para reaproveitar os pequenos pedaços de MDF que sobraram?
Na internet você encontra diversas ideias de como reaproveitar o MDF que sobrou. Você pode usar a imaginação, criar peças do zero, desenhar, fazer itens exclusivos, pequenos brindes para sua marcenaria e oferecer aos clientes, dentre muitas outras coisas.
Para te ajudar, trouxemos algumas sugestões!
Com as sobras de MDF você pode criar:
- Banquinhos para crianças;
- Móveis para bonecas ou mini cozinhas para crianças;
- Carrinhos, carretas, caminhões e diversos outros brinquedos;
- Cestos de lixo;
- Cachepôs para vasinhos de plantas;
- Nichos para parede;
- Apoio para o braço de sofá;
- Porta controles-remoto;
- Pequenas prateleiras;
- Suportes para segurar livros;
- Tampas para fogões ou churrasqueira;
- Porta espetos para a área de churrasco;
- Placas decorativas;
- Letras-caixa;
- E muito mais!
E quanto as cores?
Sabemos que as cores e variedades das cores das placas de MDF são diferentes. É aí que a parte divertida e criativa entra. Você pode escolher cores que combinam e trabalhar com uma composição de cores e texturas e transformar peças únicas e personalizadas, ou, utilizar todo o material disponível e depois pintar as peças com tintas para MDF.
Amplie a rede de contatos de sua marcenaria
Uma boa alternativa, caso você não queira armazenar ou criar pequenas peças é fazer parceria com pequenos artesãos. Alguns deles precisam de pequenas peças cortadas em determinados formatos para criar suas artes. Então, converse com pessoas que fazem artesanato, ofereça seus serviços e veja como podem trabalhar em parceria. Desta maneira, você amplia seus contatos e ainda resolve o problema de resíduos do seu espaço de trabalho.
Curtiu a dica? Fique por dentro de nosso blog e confira todas as novidades.
Para conferir nossos produtos, clique aqui.