Trabalhar no meio da bagunça é complicado, né? Não é novidade que manter o ambiente de trabalho organizado influencia muito para a qualidade e produtividade do serviço. Principalmente se esse local for uma marcenaria.
Entender como manter o local arrumado, faz com que a elaboração dos projetos se torne mais otimizada, fácil e motivadora para a equipe. Além disso, por menor que seja a sua empresa, manter limpa e organizada favorece para que os projetos sejam entregues sem erros e no prazo. Para isso, não precisa investir muito, adquirindo bons hábitos no dia a dia já vai melhorar a rotina de trabalho.
Para isso, separamos algumas dicas para você organizar a sua marcenaria.
1 – Ambiente limpo
Manter o local limpo faz com que até mesmo as matérias-primas utilizadas se conservem por muito mais tempo, além de gerar segurança e higiene para os colaboradores. Ao final da rotina de trabalho guarde todos os itens e providencie a limpeza dos equipamentos.
2 – Guarde os equipamentos por função
Se os equipamentos com funções iguais ou parecidas estiverem juntos, será bem mais fácil a execução do projeto. Essa dica, além de ajudar a manter a organização, aumenta consideravelmente a produtividade.
3 – Organize as ferramentas
Nada melhor do que procurar um item e encontrar rapidamente, não é mesmo? Quando se trata de ferramentas, armazenar em pontos estratégicos é essencial para otimização do tempo. Utilize painéis, gavetas ou bancada. Você também pode produzir armários, carrinhos-gaveteiros e prateleiras para guardar seus equipamentos. Mantenha eles sempre próximos da bancada de trabalho. Pequenas tarefas também são super importantes. Organize a maleta para cada tipo de montagem, carregando dentro dela o essencial para a realização do projeto.
4 – Tenha um layout prático
Arrume os equipamentos seguindo a lógica de produção da sua marcenaria. Quanto mais em ordem, melhor! Normalmente é recomendado a sequência: corte, furação e colagem de bordos. Tenha um local inteligente para colocar as máquinas, matérias-primas, produtos finalizados e para área de montagem, assim facilitará a movimentação dos colaboradores e das peças.
5 – Tenha um estoque para administração dos produtos
Você não precisa armazenar muitos materiais, mas ter uma área para o recebimento de mercadorias facilita na organização e evita que os produtos sejam danificados. Pense quais itens são mais utilizados e não acumule produtos com baixa rotatividade, em muitos casos, eles podem estar ocupando um espaço precioso. Descarte corretamente sobras que não serão utilizadas e use etiquetas para a identificação dos produtos. Outra dica simples é deixar os itens mais pesados no chão e os mais leves em prateleiras.
Viu só como é simples manter a sua marcenaria organizada? Coloque essas dicas em prática e veja como a qualidade da sua produção irá melhorar ainda mais.
Está precisando repor o estoque com máquina ou matéria prima? Entre em contato com a gente clicando aqui. Com mais de 20 anos de história, a Voltarelli é uma das principais referências do setor moveleiro de Presidente Prudente e região. Conte com a gente.