Pode parecer clichê, mas muitos vendedores esquecem de prestar um bom atendimento ao cliente. Prospectar e conseguir trazer consumidores para a sua loja é o primeiro passo, mas depois disso é preciso mantê-lo como comprador.
A voz do consumidor nas mídias sociais vem ganhando muita força, por isso, é sempre importante estar atento em todas as críticas (construtivas ou não), reclamações e elogios. Assim, você pode começar a construir seus pontos fortes e fracos: os pontos negativos, você deverá rever os conceitos e transformá-lo em forte. Já os positivos, deverá reforçar ainda mais.
Esse já é um bom passo para criar um relacionamento duradouro com o cliente.
Também é possível se apoiar em algumas regras básicas para manter o consumidor sempre por perto. Listamos algumas para você, anota aí:
Treine sua equipe.
Todos os funcionários devem saber o básico de cada etapa e o máximo do seu setor. Isso garante informações rápidas e a confiança do comprador.
Dê atenção ao pré-venda.
É preciso que o vendedor responda com firmeza todas as perguntas do cliente sobre determinado produto. Para isso, o atendente deve estar bem preparado e ter um bom conhecimento do item (consequência da etapa 1).
Conheça o seu concorrente.
Saiba o que e como ele vende. Isso irá impactar diretamente na sua ação de venda e você poderá oferecer mais benefícios ao consumidor. Quando você conhece o mercado, sua credibilidade aumenta.
Mostre que você tem a solução.
Fale todas as qualidades e vantagens que o produto terá para o consumidor. Se não tem o que ele busca, esteja preparado para mostrar outras opções que possam solucionar o problema.
Não desista.
Convença o cliente de que ele está prestes a fechar um bom negócio. Mostre benefícios tanto do produto quanto da empresa.
Tenha um contrato transparente.
Seja claro em todas as características dos seus serviços e produtos. Assim, o cliente fica mais confiante em fechar contratos.
Tenha um PÓS-VENDA.
Aqui que muitos pecam. O atendimento não acaba quando o consumidor compra, o bom relacionamento e a confiança devem continuar após a entrega do produto. Faça uma visita técnica – pode ser pelo meio digital – envie mensagens, pergunte sobre a satisfação do cliente e dê apoio total caso necessite.
Com essas dicas, você irá alavancar a sua venda e fidelizar o seu cliente. Testa na sua loja ou marcenaria.