Suas vendas também dependem de um bom atendimento

Pode parecer clichê, mas muitos vendedores esquecem de prestar um bom atendimento ao cliente. Prospectar e conseguir trazer consumidores para a sua loja é o primeiro passo, mas depois disso é preciso mantê-lo como comprador.

A voz do consumidor nas mídias sociais vem ganhando muita força, por isso, é sempre importante estar atento em todas as críticas (construtivas ou não), reclamações e elogios. Assim, você pode começar a construir seus pontos fortes e fracos: os pontos negativos, você deverá rever os conceitos e transformá-lo em forte. Já os positivos, deverá reforçar ainda mais.

Esse já é um bom passo para criar um relacionamento duradouro com o cliente.

Também é possível se apoiar em algumas regras básicas para manter o consumidor sempre por perto. Listamos algumas para você, anota aí:

Treine sua equipe.

Todos os funcionários devem saber o básico de cada etapa e o máximo do seu setor. Isso garante informações rápidas e a confiança do comprador.

Dê atenção ao pré-venda.

É preciso que o vendedor responda com firmeza todas as perguntas do cliente sobre determinado produto. Para isso, o atendente deve estar bem preparado e ter um bom conhecimento do item (consequência da etapa 1).

Conheça o seu concorrente.

Saiba o que e como ele vende. Isso irá impactar diretamente na sua ação de venda e você poderá oferecer mais benefícios ao consumidor. Quando você conhece o mercado, sua credibilidade aumenta.

Mostre que você tem a solução.

Fale todas as qualidades e vantagens que o produto terá para o consumidor. Se não tem o que ele busca, esteja preparado para mostrar outras opções que possam solucionar o problema.

Não desista.

Convença o cliente de que ele está prestes a fechar um bom negócio. Mostre benefícios tanto do produto quanto da empresa.

Tenha um contrato transparente.

Seja claro em todas as características dos seus serviços e produtos. Assim, o cliente fica mais confiante em fechar contratos.

Tenha um PÓS-VENDA.

Aqui que muitos pecam. O atendimento não acaba quando o consumidor compra, o bom relacionamento e a confiança devem continuar após a entrega do produto. Faça uma visita técnica – pode ser pelo meio digital – envie mensagens, pergunte sobre a satisfação do cliente e dê apoio total caso necessite.

Com essas dicas, você irá alavancar a sua venda e fidelizar o seu cliente. Testa na sua loja ou marcenaria.